Fé e Discipulado – Pra. Vera Ramos

QUANDO DEUS ME PÕE POR CIDADE FORTE ATRAVÉS DO DISCIPULADO

“E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da  terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor.” (Jeremias 1:18,19)

Deus deseja nos colocar por cidade forte neste tempo através do discipulado com fé. Neste texto Deus põe Jeremias, o profeta, como proteção e defesa do povo de Israel. Compara-o a uma “cidade forte”.

Cidade fala de lugar seguro para se habitar, lugar de provisão. Lugar com condições para se prdoteger dos inimigos. Em tempos difíceis Deus sempre nos levantará para livrar o povo através da fé e do discipulado.

Em (Mt. 5:14-16), Jesus  nos compara à uma cidade no alto de um monte, à  uma edificação que não se pode esconder, uma cidade iluminada. Eu e você temos sido desafiados a ser cidade edificada sobre o monte.

Uma cidade forte precisa ser achada

As cidades judaicas e da Galiléia eram formadas por várias casas muito próximas uma das outras, com paredes rebocadas com cal e a forte luz do sol da Palestina as fazia como faróis, assim eram vistas de longe. O mundo precisa ver em nós essa luz, Jesus. Preciso resplandecer a verdade de Jesus através dos meus relacionamentos, isso me tornará assecível a todos à minha volta. Não é tempo de omissão, você é um agente do Reino de Deus. Precisamos nos posicionar, ser sal, dar sabor ao mundo, chamar a atenção para Cristo através do discipulado. Eu e você temos a solução para as crises deste mundo.

Uma cidade forte precisa exalar amor

As cidades celeiros que José construiu no Egito, estavam cheias de alimentos e serviam a todo tipo de pessoa de todas as terras. “E de toda a terra vinha gente ao Egito para comprar trigo de José, porquanto a fome se agravava em toda parte.”
(Gênesis 41:57)

Quando Jeremias é levantado como cidade forte, foi por amor de Deus aquele povo. Amor gera proteção, refúgio, amparo, acolhida, segurança. Esse é o papel do discipulado. Precisamos estar dispostos a amar, acolher o pecador ainda que isso nos traga prejuízos terrenos. Tudo que as pessoas necessitam hoje é de ser amado incondicionalmente. A prática do  amor de Deus nos fará discipuladores verdadeiros.

Uma cidade forte precisa ter alimento

“Quando todo o Egito começou a sofrer com a fome, o povo clamou ao faraó por comida, e este respondeu a todos os egípcios: “Dirijam-se a José e façam o que ele disser”. Quando a fome já se havia espalhado por toda a terra, José mandou abrir os locais de armazenamento….” (Gênesis 41:55,56)

É tempo de abrirmos nossos celeiros abastecidos de Deus. O mundo tem fome de Deus. Quando um discipulador está cheio de Deus, não precisa fazer muito esforço para atrair pessoas famintas, ele exala cheiro de alimento e assim atrai famintos. O que tem sido armazenado em seus celeiros espirituais? Que tipo de pessoas você tem atraído através de seu discipulado? Quanto você tem de Deus para repartir?

Em todo o Egito havia alimento em tempo de fome porque José estava lá. Eu e você somos os “Josés” deste tempo. Seja uma cidade armazém. As pessoas que te rodeiam não podem passar fome, você está por perto!!!

Uma cidade forte precisa ter milagres e unção

José precisou ser usado por Deus para que a terra não perecesse. Antes de um tempo de escassez, Deus sempre nos fará viver um tempo de fartura. O segredo é se organizar e não desperdiçar. Precisamos aprender a viver na fartura para sobreviver na escassez.

Deus tem derramado muito de sua Palavra em nosso meio. Temos vivido tempos de fartura de Deus na Igreja. Ele tem se revelado. O que temos retido de todo esse tempo, o que temos compartilhado? O que tem saído da minha boca tem alimentado e produzido vida a outros? O papel do discipulador é repartir o que tem recebido de Deus. Isso gera transformação, vida, milagres, discípulos. Nosso maior desafio em 2016 é ser discípulo e discipular. É receber e dar.

Que Jesus, o nosso modelo de discipulado, nos levante com o ciade fortificada na vida de muitos!!!!

Pra. Vera Ramos