Celebrando 83 anos de Serviço e Generosidade! Pra. Carla Rosa

Neste mês de agosto estamos comemorando 83 anos de serviço da Igreja Metodista Central de Teresópolis – Catedral da Paz, em função do Reino de Deus. Foram muitas igrejas plantadas a partir da nossa igreja, muitas vidas sendo alcançadas e restauradas. Isso enche o nosso coração de gratidão a Deus porque estamos nos empenhando em agir com generosidade, principalmente, em prol desta cidade. Estamos realizando a tarefa de servir, assim como os levitas no Antigo Testamento. Vale lembrar que levita é aquele/a que serve!

Quando Davi começou a reinar sobre Israel, ele recebeu um grande desafio, retomar a arca de Deus, símbolo da aliança de Deus e de sua presença no meio do seu povo, que estava a mais de vinte anos na casa de Abinadabe, de maneira provisória e precária. Davi consulta o povo (e não a Deus) sobre como e de que maneira deveria buscar a arca de Deus. Convocou todo o povo de Israel. Preparou um carro de bois novo para o transporte da arca. Retirou a arca de Deus da casa de Abinadabe. Contou, para isso, com a ajuda dos dois filhos de Abinadabe, Uzá e Aiô, para conduzerem o carro. E todo o povo se alegrava e comemorava, pois fazia muito tempo que a arca de Deus estava abandonada. Tudo era motivo de regozijo e celebração. Mas, de repente, os bois tropeçaram e a arca ameaçou cair do carro. Uzá, familiarizado com aquela arca em sua casa a tantos anos, resolveu ampará-la para evitar que caísse. Naquele mesmo instante ele morreu. Davi se desgostou muito da situação.

O capítulo 15 de I Cr. mostra que Davi encontrou a resposta. E para isso ele se voltou para o único lugar seguro de se buscar a vontade de Deus: a sua Palavra! Consultando a Lei de Deus ele descobriu que havia uma maneira adequada para se conduzir a arca de Deus. E não era em cima de um carro novo de bois. Davi descobriu o seguinte (I Cr.15:2): Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas,porque o Senhor os escolheu para levarem a arca de Deus, e para o servirem eternamente. E depois de reunir a liderança dos levitas, Davi deu a seguinte ordem (versículo 12): “Santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado”. E assim eles o fizeram. O versículo 15 relata que “os levitas trouxeram a arca de Deus aos ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado, conforme a palavra do Senhor.

Quando Deus ordenou que Moises construísse a arca com argolas, por onde passassem varas, era com um objetivo: ela deveria ser carregada nos ombros, por homens separados e santificados para essa função. Incrível como ninguém percebeu que a arca tinha essas argolas e, mesmo assim, tentaram levá-la na primeira tentativa em um carro novo de bois. Levar a arca em um carro de bois não exige nenhum compromisso, nenhuma responsabilidade. Bastava colocá-la no carro e deixar os bois puxarem, fazerem todo o trabalho pesado. Mas levar nos ombros exigia santificação, aliança e uma certa medida de dedicação e serviço. Havia um preço a ser pago. Precisa haver disposição para SERVIR e se DOAR!

Você tem se preocupado em estabelecer a presença de Deus na sua vida? Você tem procurado, na Palavra, conhecer como Deus quer que você faça isso? Qual o preço que você está disposto a pagar para ter a presença de Deus? Você deseja servir a Deus e as pessoas? Qual é a medida da sua doação? Pense e ore sobre isso!

Em Cristo,

Pra. Carla Alves Rosa